Palestra - More than Words - HiFive tradução e Interpretação

HiFive tradução e Interpretação – palestra: More than Words

“More than words is all you have to do to make it real”. Por que o título da palestra foi “More than Words”? Porque o intérprete precisa transmitir mais do que simplesmente palavras. Muitos profissionais já interpretaram e saíram com a impressão de que ninguém entendeu nada. E é isso que devemos evitar. Vários são os  aspectos que intreferem na boa interpretação, dentre os quais se destacam: a palavra, o tom de voz, o gestual.

Elements of Personal Communication, Albert Mehrabian: apenas 7% da comunicação interpessoal é verbal (somente palavras), como afirmou Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, em estudos de 1950. Em casos de ideias contradutórias sendo passadas pelo emitente da mensagem, 93% de toda comunicação não está nas palavras, mas no tom de voz (38%) e nos gestos, nas expressões faciais, nas postura e nas demais informações expressas sem palavras, ou seja, a linguagem não-verbal (55%). Se a sua fala diz algo e seu corpo diz outra coisa, a tendência é que o público preste atenção na linguagem corporal (mensagens contraditórias). Comunicando-se com crianças - por que é importante se aproximar dela e da linguagem dela? Porque isso torna a comunicação mais eficaz. 

O que é conteúdo? São as ideias que estão sendo transmitidas: informação, mensagem, ideia (no exempo das crianças, é tudo aquilo que o professor quer que o aluno aprenda, por exemplo). O que é contexto? É o ambiente, o pano de fundo (forma, ambiente do país, geografia). Mais uma vez citando o exemplo das crianças, é a sala de aula, a roupa do professor, tudo que influencia a percepção de quem está recebendo aquelqas inforConteúdo: vinho, contexto: taça. De que adianta um vinho maravilhoso e o copo rachado? E o copo intacto com vinho estragado?

Áreas diferentes de interpretação: judicial, esporte, medicina, motivacional (há muita linguagem técnica envolvida). Área diplomática – envolve muito contexto (ex.: Trump x Korea)

A alteração de voz do palestrante deve ser reproduzida pelo intérprete. Ritmo de tom de voz, ritmo emocional. Formas de quebrar estados. 

Mensagem final da palestra: 1) se você não se tratar como VIP, ninguém vai; 2) valor e contexto estão intrinsecamente relacionados: sem contexto, o aprendizado não acontece; 3) “tudo é energia; a energia é tudo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário